
SOBRE
Paulo Visintin, nascido em 1989, é um artista e cientista brasileiro que encontrou nas artes visuais uma forma de expressar sua percepção sobre fenômenos metafísicos e psicológicos.
Atuou por 7 anos como designer em empresas ligadas a arquitetura, jornalismo e publicidade. Segundo o artista: "Um período de muita exploração do processo criativo e amadurecimento profissional".
Em 2018, decidiu mergulhar no mundo da ciência. Se tornou biomédico com habilitação em biologia molecular e, em seguida, mestre em ciências da saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
"Todo período que estive imerso em experimentos no laboratório ou até mesmo fazendo análise de informações genéticas, meu objetivo era um: Entender um pouco mais sobre como funcionamos".
Com bagagem profissional e experiências pessoais ainda havia um incômodo que o artista denominou "O Vazio".
"Havia muita informação acumulada. Minha mente fervilhava em percepções sobre o mundo físico e seus desdobramentos psicológicos e se aprofundava em fenômenos metafísicos. Precisava representar isso de alguma forma".
Embora sua relação com o desenho venha desde a infância, foi em Dezembro de 2023, que o artista teve seu contato com a tinta à óleo, uma relação que descreveu como: "A Integração".
"Tudo fez sentido imediatamente. Uma iniciação com sentimento de estar em casa".

EDUCAÇÃO
Bacharelado em Design, Brasil, 2009-2012
Bacharelado em Biomedicina, Brasil, 2018-2021
Mestrado em Ciências da Saúde, Brasil 2021-2023

VISÃO DO ARTISTA
"A arte é a arma que atinge a alma."
"Percebo arte na imensidão de estrelas, gases e poeira cósmica de uma galáxia. Igualmente, a arte se manifesta na mutilforma das folhas, no ecossistema inerente à uma célula, bem como toda a mensagem não verbal presente na expressão de um rosto. Na arte, a simplicidade não é simples, é profunda. As camadas de significação se sobrepõe e você decide pra onde ir com a informação. Durante o desenvolvimento de uma obra, imprimo parte do que observo, apreendo e frequentemente resignifico."